segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ata nº 04 (25.12.1984) - Ata da reunião de posse da Diretoria eleita para a União Brasileira de Escritores- Secção do R. G. do Norte.

Aos vinte e cinco dias do mês de dezembro do ano mil, novecentos e oitenta e quatro, às onze horas, no Gabinete da Presidência da Fundação José Augusto, o Dr. Valério Alfredo Mesquita, Secretário provisório da UBE Seccional, assume a direção do ato solene de posse dos membros eleitos para composição da Diretoria dessa entidade, no âmbito do estado. Iniciou a reunião pela leitura das Atas anteriores e conseqüente aprovação das mesmas, a quem compelia. Durante o que, explicações foram dadas a outros escritores presentes, sobre os fatos ocorridos então. Compareceram à investidura de posse, notadamente: os professores Antônio Soares Filho e Grácio Barbalho (Conselho de Cultura do estado); Gumercindo Saraiva (Academia Norte-riograndense de Letras); Reinaldo Aguiar (Associação Potiguar de Trovadores); Francisco Alves
Filho (ex-Diretor da Gráfica Manimbu e representante da Cooperativa de Artistas Potiguares); Evilásio Leão de Moura (Diretor Administrativo da Fundação José Augusto); Deifilo Gurgel (Diretor do Centro de Promoções Culturais da FJA); e Iaperi Araújo (Diretor do Teatro Alberto Maranhão), que se ofereceu para redigir o termo de posse da nova Diretoria, assim o fazendo________ para honra nossa. Após isso, o Dr. Valério Alfredo Mesquita falou do Grande significado da instalação desta seccional, que daria aos escritores do R. G. do Norte um sentido de classe. Também ressaltou haver cientificado ao Presidente da UBE nacional, João Fagundes de Menezes, de todos estes acontecimentos. Em seguida, fez o elogio dos eleitos e reafirmou o integral apoio da Fundação José Augusto à nossa entidade, sendo, ao fim, muito aplaudido. O Calorosoabraço ao Prof. Franco Maria Jasiello, eleito Presidente da UBE local, enfeixou seus sentimentos _________ expressos há pouco. O poeta de “Amigos do Sangue Noturno” não trouxe um discurso escrito, segundo suas palavras, para não ceder a tentação dos formalismos. Em primeiro lugar, leu o telegrama recebido do escritor Fagundes de Menezes, cujo texto declara: “nome UBE nacional meu próprio desejo de votos pelo êxito dos companheiros Diretoria UBE Potiguar”. Continuando, revelou publicamente seu compromisso de convocar, no mais breve espaço de tempo possível, novas eleições, dentro de um espectro maior de opções e com base no Estatuto a ser “elaborado- já”. Também propôs fossem considerados “fundadores” todos os escritos até esse dia, na UBE-RN. Com bastante propriedade, falou que a UBE nasceu nacionalmente e em cada Estado, tal agora entre nós______ como uma tribuna para defesa dos escritores. Daí, seu apelo a quem vier se integrar à entidade, a quem participar desta seccional, que faça compreendendo esse sentido real de órgão de classe, de Sindicato; e não, de “tertúlia”.
Pois, “a missão da UBE é reafirmar e redimir a posição (indefinida, no Brasil) do escritor”. Ainda: por todo o exposto, “percebe-se facilmente o muito trabalho a fazer e a seriedade que se requer para o exercício de nossas funções”. Ao término de sua fala, o nosso Presidente pediu ao Secretário empossado, Racine Santos, que inscrevesse o Prof. Antônio Soares Filho, na UBE/RN, como o primeiro (inscrito), após a posse desta Diretoria. Houve, a seguir, dois comunicados: um, do Presidente da Fundação José Augusto, convidando a todos para o lançamento de uma reedição cascudiana, no dia vinte e nove do mês em curso, homenagem da FJA ao Mestre, pelos seus oitentas anos de idade. O outro, do poeta Deifilo Gurgel, sobre o provável vencedor do Prêmio Câmara Cascudo de 1984 ___ Franco Jasiello, com ensaio sobre mamulengo. O Prof. Gumercindo Saraiva apresentou seu livro “Lendas do Brasil”, parte de um projeto editorial do Sul do país. Ocasião também aproveitada, para contar das dificuldades tidas___ por ele ____ neste Estado para publicação de seus trabalhos. Quão já havia escrito sobre Cascudo e de como pretendia continuar a divulgar a obra do grande folclorista potiguar. O Presidente da UBE-RN, enfim, encerrou a reunião, cuja Ata, eu Edna Duarte Dantas Varela Cavalcanti, Tesoureira desta seccional ___ redigi, na atual impossibilidade física do Secretário, Teatrólogo Racine Santos (com luxação nos membros superiores). Se a mesma foi considerada fiel, receberá as assinaturas devidas e comprovadas. A minha por último, como Secretária “ad-hoc”.
FONTE: INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET